As tirinhas de Física podem ser adquiridas no site da livraria da Física: https://www.livrariadafisica.com.br/
Resenha
Escrita por Mário Novello - CBPF-RJ, publicada na Revista Física na escola v.3, n.2, 2002.
As “Tirinhas de Física” de Francisco Caruso e Luisa Daou vêm ocupar um espaço vazio em nossa literatura de divulgação científica, com uma surpreendente vantagem: acoplando a leveza lúdica das histórias em quadrinhos com o circunspecto e douto saber científico.
À primeira vista o leitor entra em um jogo delicioso envolvendo toda a brincadeira que os quadrinhos oferece. É isso que aparece em primeiro lugar, é isso que é percebido no instante inicial da leitura.
Aos poucos, à medida que avançamos na série, ela começa por instigar o leitor a querer penetrar em uma segunda leitura que o aspecto do divertimento esconde mas que, no mesmo movimento, cria a suspeita de sua existência.
A série de 5 volumes nos faz percorrer um mundo amplo da Física através de uma ilustração de leis físicas bem conhecidas (como, por exemplo, no caso da gravitação newtoniana que todos reconhecem de imediato) com outras mais “herméticas”, como o mundo dos quarks.
Em suma, o leitor, depois de ter o impacto da primeira leitura – a brincadeira, o riso simples – começa a transformar esta alegria em um “querer compreender mais”, o que certamente é uma conquista dos autores na tentativa de atrair o leitor à reflexão racional.