Cartas de Física é uma atividade que realizo com meus alunos na disciplina de Estágio Supervisionado em Física III no curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já a alguns anos.
Essa atividade é uma evolução de uma atividade que realizei por muitos anos com meus alunos chamada de Física do Cotidiano, onde meus alunos produziam textos curtos sobre a Física no cotidiano das pessoas. As produções de meus alunos estão disponibilizadas na página Física do Cotidiano e subpágina Textos da Física do Cotidiano. Os textos produzidos por meus alunos foram transformados em apostilas e socializados para quem queira usar.
Na atividade Cartas de Física, os alunos são orientados a escreverem textos sobre Física e História da Física no espaço de uma carta com dimensões de 11cm x 16 cm. Essa dimensão foi escolhida porque assim é possível imprimir 2 cartas em uma folha de papel A4 facilitando a impressão e utilização por eventuais professores.
A atividade envolve a noção de Transposição didática, porque os alunos precisam buscar os conhecimentos de Física e transpor isso em uma linguagem enxuta e leiga para caber na carta e que seja fácil de ser entendida por alunos do Ensino Médio e leigos de um modo geral. A Contextualização é outro conceito envolvido na atividade porque os alunos são incentivados a buscar os temas na Física que está no dia-a-dia das pessoas. Com a Transposição Diática e a Contextualização, os alunos são desafiados a desenvolverem sua capacidade com a linguagem escrita, tanto na questão qualitativa quanto na questão quantitativa.
Aproveitem o material disponibilizado!
Prof. Dr. Ricardo Francisco Pereira