Apresentação - Recursos de Física

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Apresentação

Física do cotidiano
 
"Física do cotidiano" é uma atividade que trabalho com os meus alunos nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Física no curso de Licenciatura em Física e no curso do PARFOR.

Ela foi baseada no livro "A Física do dia-a-dia: 105 perguntas e respostas sobre a Física fora da sala de aula", cuja organizadora da obra foi a professora Regina Pinto de Carvalho.

A proposta de atividade para os meus alunos é que cada um deve escrever textos (a quantidade depende da disciplina e do tempo disponível) abordando conceitos de Física no cotidiano das pessoas de uma forma bem simples, didática e em uma linguagem leiga para que qualquer pessoa possa ler e entender o texto e seu conteúdo. O título do texto precisa ser uma pergunta que será o agente norteador do texto que será a resposta à pergunta.
 
Cada aluno apresenta seus textos em sala de aula e após a apresentação, comentamos, elogiamos, criticamos e damos sugestões para a melhoria do texto, se fosse necessário. Após toda a atividade executada, os alunos corrigem seus textos quando necessário e entregam a versão final. Esses textos, em momento oportuno, serão compilados em uma apostila e socializados para todos os alunos.

No futuro (não muito distante) eu pretendo elaborar um material didático a partir desses textos e também um jogo, quem sabe até um livro.

Essa atividade tem 2 objetivos: 1) dar a oportunidade aos alunos de trabalhar e ter acesso a temas de Física relacionados com situações do nosso cotidiano; 2) Trabalhar a parte escrita e a questão da linguagem, visto que consideramos que esse é um dos grandes problemas com os alunos nos cursos de Física e também com professores.
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal