Apresentação - Recursos de Física

Busca
contador de visitas gratis
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Apresentação

Mecanismo de Antikythera
O Mecanismo de Antikythera é uma máquina composta por um intrincado sistema de engrenagens de bronze capaz de prever posições celestes, fases da Lua, eclipses e calcular calendários. Encontrado em 1901 por mergulhadores em uma embarcação romana naufragada na ilha grega de Antikythera junto de inúmeros artefatos arqueológicos, sua construção é estimada em 205 AEC. O objetivo e funcionamento do Mecanismo só começaram a ser entendidos a partir da segunda metade do século XX e revelaram uma sofisticação técnica surpreendente para a época em que foi construído.


Os arquivos disponibilizados a seguir são resultado de um projeto de dissertação de Mestrado. É dividido basicamente em duas partes: o funcionamento do Mecanismo de Antikythera por meio de um estudo teórico e o desenvolvimento de réplicas didáticas simplificadas do dispositivo para serem utilizadas como instrumento educacional, no Ensino da Astronomia em particular e na Divulgação Científica em geral.
 
Professores e entusiastas são o público para o qual este material foi desenvolvido.
 

Prof. Wilson Guerra
 
Graduado em Física (UEM), especializado em Astrobiologia (UEL) e Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM).
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal