PROBLEMATIZAÇÃO
A
formação de professores é tema de muitas pesquisas e discussões não somente
sobre a atual situação da Educação brasileira, mas principalmente, sobre as
direções que se deve tomar para propiciar uma formação inicial que trabalhe com
os futuros professores, as capacidades e habilidades exigidas dos professores
na atualidade.
No campo do Ensino de Física, os
principais problemas enfrentados são: grande número de professores de Física
que não possuem a Licenciatura em Física; ensino fortemente matematizado e
brutal desinteresse dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos.
Obviamente não
são só esses problemas, mas eles são os principais e estão conectados. Para
enfrentar esses problemas, precisamos ofertar uma formação inicial que preze
pela qualidade e que dê as capacidades para que esse professor em formação
consiga vencer esses problemas propiciando uma aprendizagem verdadeiramente
significativa para os alunos. Vencer esses problemas não é algo fácil, mas é um
desafio alcançável.
Para piorar a situação, o país (e
o mundo) enfrentam um inimigo invisível, mas que causa problemas devastadores.
A pandemia causada pelo novo Coronavirus, que gera a doença chamada de Covid-19
vem causando devastação em todos os países. No Brasil, até o momento (janeiro
de 2021), mais de 190 mil mortes oficiais foram registradas e muitas atividades
estão suspensas (por enquanto), como as aulas nas escolas e universidades. Isso
forçou o país, estados e municípios a implantarem sistemas de ensino remotos
e/ou à distância improvisados. Como tudo que é improvisado, muitos problemas
surgem e dentre os que são relevantes para nós nesse contexto, destacamos: a
dificuldade dos professores em criarem conteúdos e atividades e generalizado
ainda maior pelas aulas remotas/à distância.
JUSTIFICATIVA
Entendemos que para vencer os
problemas descritos anteriormente precisamos propiciar uma formação que dê uma
capacidade pluralista aos professores para que eles saibam trabalhar com
variadas metodologias e recursos de ensino em sala de aula e em diferentes
situações, entretanto, neste momento de pandemia em que as aulas da graduação
são remotas e síncronas (aulas ao vivo, como uma live, no mesmo horário das
aulas presenciais) a própria formação desses licenciandos fica prejudicada
porque muitas das atividades das disciplinas não alcançam a mesma eficiência
nesses “sistema” em relação as aulas presenciais normais. Destacamos que, além
da dificuldade dos professores formadores em desenvolver atividades
verdadeiramente significativas nesse sistema, há uma desmotivação dos
licenciandos em participar das aulas remotas.
Para que possamos enfrentar esse
problema na graduação, propomos esse projeto como um fator de engajamento dos
licenciandos com as atividades propostas na disciplina de Estágio
Supervisionado em Física III, focando na produção de atividades e recursos de
ensino voltados para contribuir com a atuação dos professores em sala de aula
na escola básica. Em essência, envolvemos os problemas na escola básica e da
formação inicial (universidade) para adaptar as atividades desenvolvidas na
disciplina do curso buscando esse engajamento dos licenciandos.