Problematização e Justificativa - Recursos de Física

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Problematização e Justificativa

Laboratório de Criação de Recursos de Ensino (LaCRE)

PROBLEMATIZAÇÃO

A formação de professores é tema de muitas pesquisas e discussões não somente sobre a atual situação da Educação brasileira, mas principalmente, sobre as direções que se deve tomar para propiciar uma formação inicial que trabalhe com os futuros professores, as capacidades e habilidades exigidas dos professores na atualidade.

No campo do Ensino de Física, os principais problemas enfrentados são: grande número de professores de Física que não possuem a Licenciatura em Física; ensino fortemente matematizado e brutal desinteresse dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos.

Obviamente não são só esses problemas, mas eles são os principais e estão conectados. Para enfrentar esses problemas, precisamos ofertar uma formação inicial que preze pela qualidade e que dê as capacidades para que esse professor em formação consiga vencer esses problemas propiciando uma aprendizagem verdadeiramente significativa para os alunos. Vencer esses problemas não é algo fácil, mas é um desafio alcançável.

Para piorar a situação, o país (e o mundo) enfrentam um inimigo invisível, mas que causa problemas devastadores. A pandemia causada pelo novo Coronavirus, que gera a doença chamada de Covid-19 vem causando devastação em todos os países. No Brasil, até o momento (janeiro de 2021), mais de 190 mil mortes oficiais foram registradas e muitas atividades estão suspensas (por enquanto), como as aulas nas escolas e universidades. Isso forçou o país, estados e municípios a implantarem sistemas de ensino remotos e/ou à distância improvisados. Como tudo que é improvisado, muitos problemas surgem e dentre os que são relevantes para nós nesse contexto, destacamos: a dificuldade dos professores em criarem conteúdos e atividades e generalizado ainda maior pelas aulas remotas/à distância.



JUSTIFICATIVA

Entendemos que para vencer os problemas descritos anteriormente precisamos propiciar uma formação que dê uma capacidade pluralista aos professores para que eles saibam trabalhar com variadas metodologias e recursos de ensino em sala de aula e em diferentes situações, entretanto, neste momento de pandemia em que as aulas da graduação são remotas e síncronas (aulas ao vivo, como uma live, no mesmo horário das aulas presenciais) a própria formação desses licenciandos fica prejudicada porque muitas das atividades das disciplinas não alcançam a mesma eficiência nesses “sistema” em relação as aulas presenciais normais. Destacamos que, além da dificuldade dos professores formadores em desenvolver atividades verdadeiramente significativas nesse sistema, há uma desmotivação dos licenciandos em participar das aulas remotas.

Para que possamos enfrentar esse problema na graduação, propomos esse projeto como um fator de engajamento dos licenciandos com as atividades propostas na disciplina de Estágio Supervisionado em Física III, focando na produção de atividades e recursos de ensino voltados para contribuir com a atuação dos professores em sala de aula na escola básica. Em essência, envolvemos os problemas na escola básica e da formação inicial (universidade) para adaptar as atividades desenvolvidas na disciplina do curso buscando esse engajamento dos licenciandos.
 
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