Fotografia 11 - Onda de som no violão - Recursos de Física

Busca
contador de visitantes
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fotografia 11 - Onda de som no violão

Concurso de Fotografia Científica

Contexto:
Fotografia feita utilizando um violão antigo, onde uma de suas cordas está em vibração, onde a partir desta vibração podemos demonstrar o funcionamento de um violão, explorando conceitos de onda sonora.

Explicação do conceito ou fenômeno retratado:
O conceito de ondas sonoras está presente em nosso cotidiano muito mais do que popularmente se imagina. A partir dele, podemos entender como tudo que conhecemos produz som e como o ser humano consegue distinguir e compreender diferentes tipos e timbres de sons.
Para exemplificar o funcionamento das ondas sonoras podemos observar uma corda de um instrumento musical. Quando esta corda é colocada em vibração,  seja isto feito com os dedos, palheta, arco, etc… conseguimos ouvir um determinado som “saindo” desta corda. O que na verdade compreendemos por este som “saindo” é que a vibração desta corda, por sua vez vibra o ar, onde esta vibração é capaz de chegar aos nossos ouvidos, o qual possui órgãos que são extremamente sensíveis a vibrações e capazes de converter essas vibrações ao que o nosso cérebro compreende como som.
Portanto, a onda sonora utiliza o ar como meio de propagação, onde as diferentes características de sons que ouvimos (timbres, intensidade, agudo, grave, etc..) está descrita pelas características desta onda (frequência e amplitude).
Na fotografia, como estamos limitado apenas ao recurso visual, a representação do som é feita através da vibração da corda de um violão, captada pela câmera.


estatisticas gratis
ip reverso
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal